Em meio aos números negativos na economia nacional, a inadimplência nas mensalidades escolares é mais um fator preocupante para a rede particular de ensino. E não é para menos: segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), 12% dos pais deixaram de pagar os boletos ao longo de 2017 – percentual bem acima da média histórica, que gira em torno de 4,5%.
Diante desse cenário, ganha total relevância a terceirização da cobrança dos créditos. Sim, nada melhor do que delegar esse papel a um profissional especializado e capacitado para encontrar com o devedor o melhor caminho para a quitação da dívida. O resultado é uma maior eficiência na recuperação desse crédito, que muitas vezes é visto pelas empresas – e também pelas escolas – como um “dinheiro perdido”.
Ao delegar a um especialista a tarefa de lidar com a carteira de inadimplentes, a instituição de ensino pode se dedicar ao planejamento estratégico da instituição e demais atribuições – estando segura de que a atividade de recuperação de crédito está sendo executada por uma equipe experiente e dedicada àquele propósito específico.
Ao escolher um escritório de advocacia parceiro para este fim, as chances de êxito são ainda maiores, pois o advogado tem a argumentação jurídica e conhecimento técnico necessários para se relacionar com a clientela inadimplente, sempre tendo como princípios a ética, o respeito e a resiliência no trato com o devedor.
A partir das negociações com os pais e alunos – em que vários detalhes e técnicas de abordagem precisam ser levados em consideração – ao advogado caberá a escolha do melhor mecanismo para receber o crédito: um acordo extrajudicial que coloque fim ao imbróglio ou até mesmo o ajuizamento de uma ação judicial para situações mais complicadas, quando as tratativas alternativas para solução do conflito não alcançam um resultado positivo.
A participação de um advogado nesse processo não dá apenas mais tranquilidade e chance de êxito para a instituição, mas também pode ter um caráter de aproximação do devedor com a escola, bem como um caráter pedagógico. Uma família que se vê diante dessa situação, na maioria das vezes acaba por perceber a relevância da instituição de ensino para os seus educandos e entender a necessidade de reavaliar suas finanças e melhor planejar seus gastos. Ao final do processo, todos ganham: a escola que vai reaver um crédito necessário para manter a sua saúde financeira e o devedor, que se verá livre de uma dívida.
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