O Banco Central do Brasil (BCB) prepara a realização de um sandbox regulatório voltado para inovações no mercado de capitais. O projeto deve abrir inscrições em breve e começar a operar no primeiro semestre de 2021. Mas você sabe o que é um sandbox regulatório?
O termo “sandbox” vem da área de TI e se refere a um ambiente controlado, criado para implementar uma inovação antes de ela ser aplicada no mercado para que ela foi projetada. Isso dá aos seus criadores uma previsão de como a ferramenta se comporta na prática, dando a oportunidade de realização de melhorias e correções de erros antes da entrada em funcionamento.
Um sandbox regulatório serve para que as empresas coloquem em funcionamento as suas inovações para um determinado setor e que, a partir da observação das atividades dentro desse ambiente controlado, o agente regulador, no caso o Banco Central, estabeleça novas normas ou atualize as que já estão em vigor para abranger as novidades.
É uma boa oportunidade para fintechs (como são chamadas as empresas de tecnologia do setor financeiro) testarem seus produtos. As principais vantagens são ganhar experiência com um funcionamento em um ambiente bem próximo do real e ter um contato estreito com o agente regulador, o que evita problemas jurídicos futuros.
O BCB deve publicar o site para inscrições das empresas nas próximas semanas. Mais informações no link: https://www.gov.br/startuppoint/pt-br/programas/sandbox-regulatorio