Perder o celular durante a folia do Carnaval pode acabar com a diversão e causar um grande transtorno, caso você não tenha tomado os cuidados necessários para proteger os seus dados. Para evitar golpes, é importante que você esteja resguardado quanto ao acesso às suas fotos, redes sociais, contatos e contas bancárias.
Um dos recursos que pode ser usado neste ano é cadastrar o aparelho no aplicativo “Celular seguro”, lançado em dezembro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Anatel e a Febraban. O app simplifica o processo de cancelamento das contas vinculadas ao smartphone – o que antes era feito pela operadora de telefonia.
No momento do cadastro no app, o dono do celular deve indicar uma pessoa de confiança, que receberá uma notificação e passará a visualizar o aparelho no próprio aplicativo. No caso de roubo ou furto, basta acionar o botão de emergência. O cancelamento também pode ser feito pelo computador, a partir do sistema gov.br.
Caso você tenha que registrar um Boletim de Ocorrência, será necessário ter o registro do número de identificação do telefone, o Imei. Essa informação pode ser encontrada na caixa do aparelho ou você pode digitar o código *#06#* no seu celular (consulte antes de sair para a folia e deixe anotado!).
Outra ferramenta bastante útil é ativar o serviço de rastreamento disponível no próprio aparelho. Ah, e não esqueça de proteger o celular com uma senha forte e fazer backup das suas fotos e arquivos!