Uma pesquisa do Procon-SP, divulgada no dia 19/7, mostrou que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ainda é desconhecida para grande maioria dos empresários. O estudo ouviu cerca de 7,4 mil gestores de empresas paulistas e apenas 35% declararam conhecer a norma. Ainda, segundo o Procon, apenas 20% dos que disseram saber da existência da LGPD acertaram a sua definição correta, o que indica uma falta de conhecimento profundo sobre uma norma tão abrangente.
Outro número que chama atenção na pesquisa é que 27% dos empreendedores ouvidos relataram já terem sido vítimas de vazamento de dados na internet, um volume bastante significativo de pessoas.
A LGPD já está em vigor no país desde agosto de 2020. E, a partir de 1º de agosto de 2021, as sanções administrativas, que vão desde advertência e bloqueio de acesso a banco de dados até aplicação de multa de até 2% do faturamento, limitada a R$ 50 milhões por infração, passam a valer.
Portanto, faz-se urgente que todos os empresários e empresas que utilizam dados pessoais em suas atividades se adequem à norma, tanto para garantir a conformidade e aumentar a segurança dessas informações quanto para minimizar os riscos e prejuízos caso aconteça alguma falha.